quarta-feira, 7 de março de 2012

Cortejo funebre...

Há dias que são complicados. Não porque temos muito para fazer e não temos tempo... Mas porque, para alguém, terminou o tempo que tinha para fazer algo mais. Ontem tive um desses dias... Não sendo bipolar (acho eu!), navego cada vez mais entre a euforia e a depressão... Não uma depressão doentia... Sinto apenas uma enorme vontade de chorar que me nasce no mais profundo do meu ser e que, seja como for, tem de ser extravazada...
Foi um dia duro, que me afectou mesmo. Talvez o cansaço fisico tenha dado origem a que tenha descido tão baixo. Ou será que foi a força das emoções que me cansaram depois?
Comecei o dia com um pedido de ajuda que não sei como o fazer... Como se poderá ajudar alguém que se sente só, cansado de lutar contra esse monstro que é a doença? Vejo-me inutil... Os anos que estudei de nada adiantam agora... Os livros que li não me deram a solução... Abracei-a apenas... Um abraço com toda a minha força (que também vai escasseando)... Eu estou aqui!!
Segui para um velório... Debaixo da mortalha branca descansava uma mulher de força... Lutou a vida inteira... Sofreu... Sorriu... Ainda a vejo sentada numa cadeira com a minha filha, ainda bébé, ao colo... O riso solto, leve de quem carrega um fardo pesado mas que tem sempre tempo para os outros! Tão pequeno corpo com um coração e uma alma enormes... Maiores que o mundo!
Encomendou-se a Alma a Deus e o cortejo funebre seguiu em direcção ao que chamam a "ultima morada"... Á medida que nos aproximavamos dos portões do cemitério, as lágrimas ganharam vontade própria e desceram-me pela face. As minhas origens estão naquele cemitério... Afastei-me um pouco e fui visitar quem já me visitou, quem fez parte da minha vida... quem originou a pessoa que me originou também...
Não me ajoelhei... Apenas me aconcheguei junto á fotografia e permiti-me chorar... Permiti que tudo o que fui, o que sou e o que serei saisse de dentro de mim... Permiti-me pensar em tudo o que fiz de bem e mal... e pedi ajuda... Não para mim... mas para a minha mãe! Pedi-lhe que desse força á filha... essa força que os pais nos dão e que, muitas das vezes, não podemos ou não sabemos como retribuir... Que eu como filha não consigo dar á minha mãe... Pedi-lhe que a ajudasse, porque sempre será a pessoa que ela mais admira no mundo! Pedi-lhe que a ajudasse a "levar o barco a bom porto" como tantas vezes a minha mãe me diz... Pedi-lhe...
Ontem... foi mesmo um dia dificil...
Felizmente, o sol nasce todas as manhãs. E, com ele, nasce a esperança de melhores dias!

1 comentário:

  1. que dizer...nada...


    deixo-te um beijo e um abraço apertado...


    -___-

    ResponderEliminar